Embaixadas dos EUA: golpe «Made in USA»

Um ditado bem conhecido na região da América Latina e do Caribe é que “nos Estados Unidos não houve golpes porque não há embaixadas americanas no país

Por Alexis Rodriguez

30/01/2020

Publicado en

Portugués

0 0


Embajadas

Durante a última década, o golpe dos Estados Unidos na América Latina – uma região que eles consideram seu «quintal» – foi reiterado e se desenvolveu de várias maneiras contra governos que proclamam e defendem reivindicações históricas em favor de seus povos. Não tendo a aprovação de Washington, eles recebem o castigo da Casa Branca, que através de suas embaixadas age para pôr fim a essa emancipação.

Nesse sentido, é necessário recordar e, ao mesmo tempo, entender o papel dessas embaixadas na região, bem como seu vínculo com o golpe de Estado como parte de operações secretas.

Por meio de uma análise geopolítica conduzida pelo Centro Estratégico Latino-Americano de Geopolítica (Celag), uma instituição dedicada à análise dos fenômenos políticos, econômicos e sociais dos países da América Latina e do Caribe, uma descrição dos casos mais recentes de Interferência dos EUA contra governos legítimos na região.

O mais recente é o golpe de estado perpetrado na Bolívia no final de 2019, que terminou com a renúncia – sob ameaça de morte – do presidente Evo Morales, do vice-presidente Álvaro García Linera e de muitos outros membros do governo que ainda são perseguidos por o regime ditatorial liderado por Jeanine Áñez.

A análise de Celag descreve que o golpe de estado contra o Governo do Movimento ao Socialismo (MAS) «remarcou o debate sobre o papel das embaixadas».

«Considerando o contexto histórico e político, esses eventos também nos convidam a revisar o papel das embaixadas americanas na região e seu vínculo com os golpes como parte de operações secretas».

Nesse sentido, o Celag enfatiza que “após uma visita de cortesia de diplomatas espanhóis à Embaixada do México em La Paz, ocorreu a queixa do governo de fato sobre a suposta interferência e violação das leis bolivianas, sob suspeita de uma possível ajuda das autoridades espanholas para facilitar a transferência dos asilos para o México, em um contexto de assédio sistemático e recusa em conceder a conduta segura aos asilos ».

«Entre os asilados está Juan Ramón Quintana, ex-ministro da Presidência e fortemente envolvido no processo de mudança no país. Seu trabalho para denunciar a interferência dos EUA na Bolívia colocou-o na mira dos Estados Unidos. UU. por anos», acrescenta.

Embajadas

Embaixadas operam como satélites do Pentágono

As embaixadas devem funcionar como um espaço extraterritorial sem interferência nos assuntos internos do país em que estão instaladas. Mas, pelo menos para os Estados Unidos, não é assim que eles funcionam e isso ficou claro em seu extenso registro de ações.

«Em essência», a embaixada opera com «uma missão diplomática permanente que representa os interesses do Estado acreditante no território de outro Estado receptor. No entanto, a sede da embaixada tem status extraterritorial, aplicando as leis do Estado de origem entre suas paredes».

Legalmente, as embaixadas são uma espécie de «enclave» territorial estrangeiro no território da nação que abriga a embaixada. Apesar disso, sua atividade e a de seus funcionários diplomáticos no Estado receptor são reguladas por diferentes convenções internacionais. A principal é a Convenção sobre Relações Diplomáticas, assinada em Viena em 18 de abril de 1961, também chamada de Convenção de Viena.

golpismo
Elliot Abrams 

Um dos direitos reconhecidos pelo direito internacional é a inviolabilidade das embaixadas. Nesse sentido, a Convenção de Viena é clara em seu artigo 22.1, que declara: “As instalações da missão são invioláveis. Os agentes do Estado receptor não podem entrar neles sem o consentimento do chefe da missão ».

A inviolabilidade também se estende aos agentes diplomáticos no artigo 29: “A pessoa do agente diplomático é inviolável. Você não pode estar sujeito a nenhuma forma de detenção ou prisão. O Estado receptor o tratará com o devido respeito e tomará todas as medidas apropriadas para impedir qualquer tentativa contra sua pessoa, sua liberdade ou sua dignidade. ”

Mas, um ditado bem conhecido na América Latina e no Caribe (ALC) é que «nos Estados Unidos não houve golpes porque não há embaixadas dos EUA lá». É uma frase que sintetiza o papel ativo das embaixadas americanas em golpes (leves, convencionais etc.) na região.

Emabajadas

Os golpes e embaixadas gringas

Caso Paraguai: Um dos casos paradigmáticos de desestabilização do governo paraguaio e prelúdio ao golpe que seria processado dois anos depois contra Fernando Lugo, foi o julgamento político contra o então ministro geral da Defesa Luis Bareiro Spaini em 2010, no qual a Embaixada era diretamente envolvido

Celag lembra que, em 19 de fevereiro de 2010, foi realizado um almoço organizado pela embaixadora Liliana Ayalde, com a presença de altos funcionários do governo paraguaio e generais do Exército dos EUA.

Na ocasião, falou-se «da péssima gestão administrativa do presidente Fernando Lugo, o que o torna merecedor de um julgamento político urgente e inegociável». Após o que aconteceu, Bareiro Spaini enviou uma carta ao Embaixador Ayalde (22 de fevereiro de 2010), com uma cópia ao Comando Sul e ao Pentágono, pedindo explicações.

A «ousadia» do ministro foi motivo para a Câmara dos Deputados aprovar uma «declaração de censura». Em agosto de 2010, após a não aprovação do orçamento militar, Bareiro Spaini disponibilizou sua posição.

«É essencial ter em mente que Bareiro Spaini defendeu uma aliança militar regional no âmbito da UNASUL como alternativa aos acordos de defesa e segurança com os Estados Unidos. UU. e Colômbia. Um exemplo disso foi a rejeição em 2009 da entrada de 500 militares dos EUA para a operação da New Horizons, programada para 2010 ”, explica Celag.

Caso Honduras: Antes do golpe de Estado em Honduras, o Embaixador Hugo Llorens reuniu-se com congressistas hondurenhos, membros do sistema de justiça, empresários e o então Presidente Manuel Zalaya na chamada para uma consulta popular – postulada pelo Governo – para convocar uma reunião. Assembléia Constituinte (esta consulta seria realizada no âmbito das eleições presidenciais em novembro de 2009).

Foi esse pedido de consulta que desencadeou o golpe de estado. De fato, o próprio embaixador disse à imprensa: «… Você não pode violar a Constituição para criar uma Constituição, porque seria como viver na lei da selva».

Uma ligação do Wikileaks menciona uma ligação entre Elvin Santos (que era vice-presidente e antigo conhecido do embaixador, porque estudaram juntos) com Vilma Morales, presidente do Supremo Tribunal de Justiça, que vê uma «polarização no país».

O comentário do embaixador posiciona Roberto Micheletti acima de Santos no conhecimento do país e em sua ligação com a elite política. Segundo o embaixador, Micheletti comentou que Zelaya cumpriria seu mandato «nem um dia menos, nem mais um dia». Morales deixou claro que “ela era amiga dos Estados Unidos e que ele continuaria a desempenhar esse papel «.

Antes da consulta para uma Assembléia Constituinte, Llorens se encontrou na embaixada com o Presidente Zelaya, Roberto Micheletti, Elvin Santos e Porfirio Lobo Sosa. O chefe do Estado-Maior Conjunto, Romeo Vásquez Velásquez, também participou.

Nessa reunião, Zelaya foi convidado a cancelar a consulta. Outra ligação do Wikileaks menciona uma ligação entre o Embaixador Llorens e a procuradora-geral, Leonida Rosa Bautista, em 29 de setembro de 2008. O apoio dos EUA foi discutido. UU. ao Ministério Público de Honduras, destacando seu bom desempenho. O relacionamento do promotor com o embaixador era fluido.

Caso Brasil: Existem várias fontes que explicam a ligação entre o setor público e privado dos EUA com o impeachment de Dilma Rousseff e o desenvolvimento do caso judicial de Lava Jato, o que implicou a prisão de Lula da Silva e a impossibilidade de concorrer a eleições.

Em relação ao papel da Embaixada e a ações diplomáticas específicas em apoio ao golpe de Dilma, destaca-se a primeira presença casual de Liliana Ayalde como embaixadora dos EUA. UU. no Brasil; mas também a figura de Michel Temer como informante da embaixada e a viagem do oponente Aloysio Nunes ao solo americano no dia seguinte após o golpe a Dilma.

Liliana Ayalde foi embaixadora no Paraguai durante a preparação do golpe para Fernando Lugo (2012), um golpe que mantém características semelhantes às do Brasil, por trás da fachada de julgamentos políticos.

Michel Temer (vice-presidente durante o governo de Dilma) foi um dos protagonistas do impeachment e assumiu o cargo de presidente, depois que o presidente foi demitido.

Este papel não é casual. Durante anos, Temer estava servindo como um dos informantes privilegiados da Embaixada dos EUA no país, fornecendo informações importantes. Em uma de suas reuniões com membros diplomáticos, ele disse que o triunfo de Lula havia gerado grande esperança no povo brasileiro, mas que sua administração era decepcionante.

Luis Almagro

Ele alertou que Lula tinha uma visão muito estreita e que prestava muita atenção a programas de previdência social que não gerariam nenhum desenvolvimento econômico; Eu temia por essa curva à esquerda. Ele também acusou o PT de corrupção e fraude eleitoral – acusações semelhantes às usadas como um pilar do golpe para Dilma -, além de sugerir a remoção do PT do poder.

No dia seguinte ao impeachment na Câmara dos Deputados, o senador Aloysio Nunes, do PSDB (principal partido da oposição) e uma das principais figuras do impeachment a ser realizado no Senado, foram para os EUA por três dias

Nunes apoiou com sua presença as primeiras manifestações em São Paulo contra o resultado a favor de Dilma Rousseff nas urnas, acusando o PT de fraude. Em sua viagem, autorizado por Temer (uma espécie de «visita oficial» na época), ele se encontrou com Bob Corker e Ben Cardin, do Comitê de Relações Exteriores do Senado.

Também foi preciso tempo para ver o ex-embaixador dos EUA no Brasil, Thomas Shannon, e almoço no lobby do grupo empresarial Albright Stonebridge, liderado pela ex-secretária de Estado de Bill Clinton, Madeleine Albright e por Carlos Gutierrez, ex-secretário de Comércio de George Bush e ex-CEO da Kellogg.

embajadas

Os golpes na Venezuela

Relações diplomáticas entre os governos da Venezuela e dos EUA estão em conflito desde o triunfo da Revolução Bolivariana. Isso causou a ruptura das relações em vários momentos, com os quais a respectiva representação diplomática foi mantida no mínimo e, desde 2010, não houve troca de embaixadores.

Isso significa que o golpe norte-americano planeja seja coordenado diretamente de Washington. Mesmo assim, destaca alguns momentos de interferência in situ com a participação de embaixadas:

Após as alegações de Hugo Chávez do bombardeio americano da população civil afegã em outubro de 2001, a então embaixadora dos EUA em Caracas, Donna Hrinak, foi chamada a uma consulta de Washington e retornou com uma mensagem desafiadora e ameaçadora contra o presidente Chávez.

Emabajadas

As relações foram interrompidas até março de 2002, quando o novo embaixador, Charles Shapiro, chegou a Caracas com experiência no Chile de Allende e na América Central da década de 1980.

Em abril de 2002, Chávez sofreu um golpe de estado apoiado pelos EUA Quase duas décadas depois, na última tentativa de golpe iniciada em janeiro de 2019 contra Nicolás Maduro, liderado por Juan Guaidó, houve um episódio sem precedentes de interferência e violação da soberania nacional que pertence às embaixadas, embora nos Estados Unidos.

A embaixada da Venezuela em Washington foi assediada por semanas e finalmente invadida pela polícia dos EUA, para entregá-la aos representantes de Guaidó.

Evo

O golpe que ainda está ativo na Bolívia

A Embaixada tem sido historicamente ativa (interferência) na vida política boliviana, sendo o momento culminante a tentativa de golpe cívico-provincial em 2008, que levou à expulsão do embaixador Philip Goldberg.

Destacam, por exemplo, os links da embaixada com membros do Comitê Pro Santa Cruz, como Rubén Costas e Branko Marinkovic. Na conjuntura do 21F, foram denunciadas reuniões entre o então chefe de negócios da Embaixada, Peter Brennan, e o diretor de Inteligência durante o governo do MIR, Carlos Valverde (preso por tráfico de drogas e que pela primeira vez lança as alegações articuladas no chamado «caso Zapata»).

Em novembro de 2017, pouco antes de completar suas funções na Bolívia, Brennan se encontrou com Carlos Mesa. Segundo os dois, foi uma visita de «cortesia», para a apresentação de novos funcionários da embaixada. O ministro das Relações Exteriores da Bolívia, Fernando Huanacuni, denunciou que a reunião violou as diretrizes da Convenção de Viena, que determina que a demissão ou apresentação de funcionários deve ser feita no Ministério das Relações Exteriores.

Após o golpe, Erick Foronda Prieto, jornalista boliviana que trabalhou por mais de 20 anos na assessoria de imprensa da Embaixada em La Paz, tornou-se a secretária particular da presidente de fato, Jeanine Añez.

O tipo de atividades realizadas pela Embaixada coincide com os mecanismos e até os objetivos das operações secretas, comumente associadas à espionagem realizada durante a Guerra Fria. Como você lê nos primeiros documentos que moldaram a institucionalização da CIA, essas operações envolvem embaixadas e operações secretas.

As ações listadas, realizadas no âmbito das embaixadas dos EUA, podem não apenas ser entendidas como atos de espionagem, mas também como operações secretas.

No início da Guerra Fria, no contexto da conformação do Estado de Segurança Nacional nos EUA o aparato de inteligência foi organizado e o objetivo e o escopo das operações secretas foram definidos (entre outras questões).

Atualmente, existem pelo menos quatro tipos de ações secretas: ações políticas, ações econômicas, propaganda e ações paramilitares.

A maneira como diplomatas da Embaixada dos EUA operam em processos de desestabilização política e econômica que, em alguns casos, como os mencionados, terminam em golpes, poderiam ser considerados parte de operações secretas, em particular no tipo de operação focada em ações políticas (que envolve atividades variadas que variam de apoio financeiro a grupos de oposição até a criação de grupos insurgentes).

Síguenos y suscríbete a nuestras publicaciones

Comparte ✌️

Comenta 💬